Gabriel Barbosa Almeida, também conhecido como Gabigol é um dos maiores ídolos da torcida do Flamengo. Ele surgiu como jogador profissional no ano de 2013 pela equipe do Santos e rapidamente chamou a atenção de times de grande parte do futebol Europeu, mas jogar no exterior não deu muito certo para ele.
O Gabigol teve um percurso longo para se tornar um jogador de futebol profissional e craque do Flamengo. Ele começou a jogar bola com futsal pelo São Paulo quando ainda era criança, mas em 2005 ele se integrou nas categorias de base do Santos, lugar em que ele realmente ganhou destaque e se tornou profissional.
Pela base do Santos ele realizou grandes jogos e se tornou uma das referências da seleção brasileira de Base. Nas divisões de base o Gabigol marcou mais de 600 gols, um número muito alto principalmente para alguém tão jovem.
Ele subiu para o profissional do Santos com apenas 16 anos, pulando etapas necessárias para se consolidar um jogador mais completo. Gabigol teve sua estreia em jogos oficiais em 26 de maio de 2013 jogando contra o próprio Flamengo Palco em que se tornou ídolo da torcida.
Gabigol e ida para o exterior
Todo mundo sabe que uma das piores decisões deste jogador foi de jogar no exterior. Em 2016 Gabigol ganhou a oportunidade de jogar pela gigante Inter de Milão e realizou sua passagem curta no exterior. Por lá ele mais ficou no banco do que jogou e acabou sendo emprestado para outros times.
Da Inter de Milão ele foi para o Benfica onde ficou pouquíssimo tempo e não conseguiu demonstrar bem seu futebol, mas marcou gols. Com o Fracasso no exterior o Gabigol retornou para o Santos em 2018, mas só foi brilhar no ano seguinte em que foi emprestado para o Flamengo sem custos, lugar em que fez história no futebol.
A ida para o Flamengo consolidou o jogador em um dos melhores em atividade no futebol brasileiro, foi por lá que retomou o bom futebol e começou a se destacar novamente. Neste mesmo ano ele fez parte do time campeão de tudo de 2019 e se tornou uma lenda do Flamengo.
Saída do Gabigol do Flamengo?
Agora em 2024 o Gabigol recebeu diversas propostas para deixar o Flamengo, a principal delas foi do Corinthians que investiu pesado no jogador. Apesar das tentativas o Gabigol fica no Flamengo para a temporada de 2024, o que é um grande alívio para todo torcedor Rubro-Negro.
Porém, é importante ressaltar que o Gabigol tem atualmente 27 anos, ele ainda pode receber propostas do exterior e quem sabe tentar uma segunda vez na Europa. O fato é que o Gabigol entrou pra história como um dos melhores jogadores de todos os tempos no Flamengo.