O nome Arthur Antunes Coimbra pode não ser conhecido por muitos fãs de esportes, mas seu apelido Zico foi aclamado por décadas pela torcida do Flamengo e pela seleção Brasileira. Zico é um dos maiores jogadores de todos os tempos vestindo a camisa do Flamengo, ele foi o grande responsável por tornar o Flamengo em um gigante nacional.
Zico nasceu em 1953 e se aposentou em 1990 como jogador. Ele até tentou uma curta carreira como treinador, mas não se deu muito bem neste ramo. O grande talento de Zico foi realmente dentro das quatro Linhas. Zico é um dos maiores artilheiros da história do Flamengo e fez parte das principais conquistas da equipe na Década de 80.
Carreira de Zico como jogador.
Pouca gente sabe, mas o Zico começou sua carreira como jogador de futebol de Salão, mas foi se destacar no futebol quando decidiu jogar futebol de campo pelo Flamengo. A estreia de Zico como jogador foi em 1971, naquele ano ele ainda não era o grande destaque que vinha a se tornar nos anos seguintes. Ano após ano o rendimento de Zico crescia e na década de 80 ele foi simplesmente o melhor jogador brasileiro em atividade.
Em 1980 Zico foi campeão Brasileiro com o Flamengo, e começou a trajetória de títulos com a equipe. Em 1981 Zico conquistou a América sendo o artilheiro da Libertadores daquele ano, e no mesmo ano foi campeão mundial com a camisa do Flamengo.
Zico na Década de 80 já era um jogador Chave para o Futebol brasileiro, em 78 ele já tinha jogado Copa do Mundo e Copa América, mas infelizmente não conquistou a taça da competição, nas duas ocasiões acabou como terceiro colocado, o que pode ter impactado nos títulos individuais do jogador.
Depois da libertadores de 81 o Zico foi campeão brasileiro com o Flamengo diversas vezes conquistando mais 3 títulos brasileiros. Se hoje o Flamengo é considerado um gigante do futebol brasileiro, muito disto se deve ao Zico que jogou muito na década de 80 e conduziu a equipe a diversos títulos.
Estatísticas e aposentadoria do Zico.
Quem não teve a oportunidade de ver o Zico em campo pode curtir algumas de suas estatísticas. Ao longo da carreira Zico marcou o total 508 gols em 732 jogos, este número é extremamente alto principalmente se você considerar que durante boa parte da Carreira o Zico atuou como meio campista, uma posição um pouco mais distante do Gol.
Ele fez seu último jogo no Flamengo em 1990 e agora vive uma carreira como diretor de futebol no Japão. Zico é uma lenda do Flamengo da seleção brasileira e é certamente um dos jogadores que deixa mais saudade no corações dos torcedores rubro-negro.